quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Iniciativa Verde

Nosso compromisso é compensar emissões de gases do efeito estufa (GEE) emitidos por atividades do homem – do simples ato de dirigir um carro aos mais sofisticados processos industriais – com o plantio de árvores em matas ciliares que estão à espera de reflorestamento. As árvores absorvem carbono da atmosfera e preservam o solo, a água e a biodiversidade.

Um ato simples como fazer germinar uma semente pode fazer brotar um mundo mais sustentável.
É esta a proposta da Iniciativa Verde ao criar o programa Carbon Free, destinado a empresas, produtos, eventos e pessoas físicas que compensam suas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) através de restauros florestais e, assim, contribuem para desacelerar o aquecimento global. O problema, que vinha sendo alardeado por cientistas há tempos, ultrapassou as muralhas acadêmicas e virou assunto popular com o cenário apocalíptico descrito nos relatórios do IPCC (órgão da ONU considerado a maior autoridade mundial em mudanças climáticas e que reúne cerca de 2.500 cientistas) no início de 2007. As conseqüências de assistirmos sentados a nosso planeta se transformar num gigantesco forno pode variar do alastre da fome no mundo ao desaparecimento de 30% das espécies. Para impedir que isso aconteça, todos precisam agir. Você já deve ter escutado bastante o discurso sobre fechar a torneira ao escovar os dentes, apagar a luz ao deixar um ambiente ou deixar o carro na garagem e ir para o trabalho de bicicleta. Mudanças de comportamento contribuem, e muito. Porém, para salvar o planeta é preciso ir além. E ir além significa desde atos grandiosos como mudar a matriz energética em escala global - substituindo combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis - e evitar queimadas a qualquer custo, a atitudes triviais como plantar árvores. Afinal, elas absorvem CO2 durante a fotossíntese e ajudam a deixar nosso planeta mais limpo. Nunca o ditado “escreva um livro, tenha um filho e plante uma árvore”, que sugere as três principais coisas que um homem deve fazer na vida, foi tão significativo. Plante árvores e ajude a manter o mundo de pé para as gerações futuras.

O problema

A emissão em excesso de gases do efeito estufa (como o CO2) pela atividade humana está provocando as mudanças climáticas. As conseqüências variam do aumento da fome no mundo ao desaparecimento de 30% das espécies do planeta.

As soluções

Existem cinco principais maneiras de diminuir o aquecimento global - além das contribuições individuais que envolvem mudanças de comportamento como fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou ir trabalhar de bicicleta -, são elas: trocar os combustíveis fósseis por energia renovável, aumentar a eficiência no consumo de energia elétrica, aprisionar CO2 debaixo da Terra, diminuir o desmatamento e plantar árvores.


O Programa Carbon Free

O Programa tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência ambiental de processos e produtos implementando em suas ações e métodos de produção o princípio do 3R+C: Redução do consumo, Reutilização de materiais, Reciclagem de rejeitos e, por fim, Compensação das emissões de CO2.



http://www.iniciativaverde.org.br/

Nenhum comentário: