segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O aquecimento global e as mudanças climáticas causadas por ele se tornaram a grande questão ambiental deste início de século. Em fevereiro de 2007, a mais importante entidade climática do mundo, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), ligado as Nações Unidas, anunciou que a Terra está, de fato, esquentando e que há 90% de certeza de que o culpado é o ser humano.

Ao mudar, o clima afeta cada aspecto de nossa vida: a saúde, a economia e bem-estar. Alteram-se, por exemplo, a oferta de água e de comida, a temperatura do ar, a freqüência e o poder destrutivo de tempestades e o ritmo das estações. A própria face do planeta está em mutação. O nível do mar, ao subir, ameaça cobrir o litoral de numerosos países. Um mundo mais quente é também um mundo mais doente. Velhos inimigos, como a malária e a dengue, encontram condições favoráveis para se expandir. E muitas espécies podem não se adaptar a mudanças rápidas. É o caso do rinoceronte, cujo habitat corre risco de ser alterado.

Mas, embora mudanças a curto prazo sejam consideradas inevitáveis, a Humanidade tem uma chance única de salvar a si mesma e ao planeta. As decisões que governos, empresas e cidadãos tomarem agora poderão combater o aquecimento global e restaurar o equilíbrio do clima a longo prazo.


Salve o Planeta

Nenhum comentário: